Curiosidades Irlandesas


Os irlandeses são muito amigáveis e apesar de muitas diferenças culturais com o Brasil, acabamos nos identificando muito com eles em vários aspectos. A Irlanda não se destaca apenas pela paixão pelo Rugby ou pelos pubs e cervejas famosos, eles possuem algumas curiosidades que são interessantes e às vezes até engraçadas. Então, nesse artigo te convidamos a conhecer um pouquinho mais sobre as curiosidades dos nossos amigos irlandeses.


Não existem cobras na Irlanda: Ao contrário do que dizem, que o padroeiro da Irlanda St. Patrick’s foi o responsável pelo extermínio dos répteis, o fato se dá simplesmente porque o clima irlandês nunca foi favorável para as cobras se reproduzirem e continuarem no país.

Máquina de lavar roupas na cozinha! Uma das curiosidades sobre a Irlanda é que a maior parte das casas não possui área de serviço com tanque como estamos acostumados. Além disso, a maioria das máquinas também são secadoras, já que o tempo é muito úmido e é impossível deixar as roupas secando no varal fora de casa, pela falta de sol e excesso de chuva.

Not too bad: Sabe quando cumprimentamos alguém e falamos “Oi, tudo bem”? Na Irlanda, é bem comum os irlandeses responderem “Not too bad”, que traduzindo, literalmente, significa “Não tão mal”. E isso não quer dizer que não está tudo bem, é só o jeito deles de dizer que está tudo OK. Apesar de serem simpáticos, os irlandeses são um pouco mais fechados e, diferente dos brasileiros, demoram um pouco mais para criar laços de amizades com as pessoas que não conhecem.

O Titanic foi construído na Irlanda do Norte: É isso mesmo, o famoso navio que afundou depois de 3 horas de navegação, foi construído pela Harland and Wolff, empresa britânica, na capital da Irlanda do Norte, Belfast. Inclusive um dos pontos turísticos mais visitados da capital é o museu do Titanic.

Bacon and Eggs: Um dos pratos mais famosos da Irlanda é o café da manhã Irlandês, que para eles nada mais é do que uma forma de se recuperar da bebedeira no dia anterior. Geralmente os pratos incluem ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão (o feijão deles é diferente, com um molho de tomate e um pouco adocicado), morcela e em alguns lugares uma tortinha de batata e até cogumelos.

Interruptor da luz fora do banheiro: Geralmente o interruptor de luz fica do lado de fora do banheiro. Difícil acostumar. E além disso, não há tomadas dentro dos banheiros, devido à grande umidade que pode se torna perigoso.

Sacolas plásticas pagas: Por determinação do governo, foi sancionada uma lei proibindo a distribuição gratuita de sacolas plásticas, em prol do meio ambiente. Nos mercados cada sacola plástica custa em média 20 centavos de Euro e as maiores até 1 Euro. É bem comum a reutilização de sacolas e até mesmo o uso de sacolas ecológicas. Nas lojas de roupas normalmente as sacolas são de papelão. Esta iniciativa já é uma tendência em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, mas bem que poderia virar uma lei para ser cumprida.

Bares fechados às 3h: Tudo fecha cedo! Diferente de nós, que costumamos ir para a festa após a meia-noite, os irlandeses começam a beber lá pelas 18h e, por isso terminam a noitada mais cedo também. Antes das 10 horas da manhã e depois das 22 horas, não é possível comprar nada! O único lugar onde você vai encontrar bebida alcoólica após esse horário é nos bares.

Entretenimento: Assim como no Brasil, as novelas fazem parte do entretenimento do país. Com a diferença de que na Irlanda as novelas duram muitos anos, quem assiste regularmente chega a se apegar aos personagens. A novela mais longa no ar, já tem 16 anos (é do Reino Unido), é tanto tempo que os irlandeses já não sabem mais diferenciar os atores dos personagens.

Origem da palavra “boicote”: Você já boicotou alguém? Sendo sim ou não a sua resposta, saiba que essa palavra tem ligação direta com um personagem bem mercenário por aqui, chamado Charles Boycott. O dito cujo foi um landlord inglês que utilizava-se de métodos nada ortodoxos para explorar seus inquilinos irlandeses. Mas, foi boicotado pelo líder Charles Parnell, que orquestrou uma série de ações para impedir os abusos de Boycott. O inglês acabou sendo hostilizado pela população, desaparecendo sem jamais se ter notícia dele, exceto pelo nome.

Nomes de Cidades: Existem alguns nomes de cidades da Irlanda bem complicados, especialmente para pronunciar, como Cahersiveen ou Newtownshandrum mas pode ficar pior, existe uma cidadezinha do condado de Galway, chamada Muckanaghederdauhaulia. Até de ler fica complicado. E você já ouviu falar em Ballycolla? E Ballyduff? Ou até mesmo a cidade de Ballysaggart? Pois bem, na Irlanda existem 64 cidades iniciadas com Bally. É tanto Bally que você pode correr o risco de ir para o norte do país para uma Bally da vida, achando que está indo para a Bally da parte sul.

Galinhas: Reza a lenda que nos limites da Ilha Esmeralda existem aproximadamente 13 milhões de galinhas. Praticamente três vezes mais que a própria população irlandesa!

Chá com leite: Os irlandeses são tomadores assíduos de chá, tanto quanto os ingleses. Faça frio ou não, é com certeza a bebida preferida. Além disso, eles tomam o chá preto (conhecido como breakfast tea ou black tea), com leite. Para eles colocar leite no chá é tão natural quanto colocar leite no café.

Cartões comemorativos: Se estiver na Irlanda, esqueça a ideia de que esse item já está ultrapassado e invista sem medo. É uma forma carinhosa de mostrar que você se importa e, acima de tudo, uma maneira educada de demonstrar a sua atenção. Os cartões ainda são utilizados para nascimento, aniversário, dia dos namorados e todas as datas comemorativas que merecem um cartão, e é parte importante dos presentes ou quase mais.


Ficou ainda mais curioso sobre a Irlanda. Saiba mais como morar e estudar neste país incrível. Entre em contato com a Link Study.


26 visualizações

Link Study Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES

Siga a Link Study

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© Direitos Autorais Link Study