Buscar
  • Link Study

Dia de São Patrício ou Saint Patrick's Day

Atualizado: 13 de Mai de 2018


Dia 17 de março é celebrado o dia de São Patrício ou Saint Patrick's Day, como é mais conhecido. É a festa anual que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda. A celebração também é tradição em todos países cujo idioma oficial é o inglês. Os irlandeses e seus descendentes em todo o mundo comemoram o dia de seu padroeiro que se tornou conhecido por ter trazido a religião católica para a Irlanda. As pessoas vestem-se de trajes verde e branco, saindo às ruas numa longa caminhada festiva, além de se reunirem por diversos pubs para celebrar. No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da Igreja, mas em 1903, tornou-se um feriado público que difundiu a tradição mundo à fora.

A vida de São Patrício Pouco se sabe da vida de São Patrício, apesar de sua trajetória ser reconhecida pelo seu País, ele nasceu na Inglaterra Romana no século V, em uma família rica, romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja, e aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda e de acordo com suas próprias confissões, ele afirmava receber recados de Deus, dentre eles os avisos que o fizeram ingressar na igreja e iniciar a evangelização. Após 6 anos sendo escravizado, ele conseguiu escapar e então foi estudar em um mosteiro por 12 anos. Foi quando ele descobriu a sua "vocação" de converter os pagãos na Irlanda para o Cristianismo. Sendo assim, St. Patrick foi de mosteiro em mosteiro, obtendo sucesso em converter as pessoas para o Catolicismo. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461.

O Trevo e a cor verde Com o passar dos anos, a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. Fitas verdes e trevos eram usados nas celebrações do dia de São Patrício no século XVII. Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública para a rebelião. A expressão irlandesa "the wearing of the green" (Vestindo o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa que seja verde em referência aos soldados rebeldes.

As celebrações Na Irlanda este dia é celebrado com muito patriotismo, além de também ser celebrada pelos irlandeses espalhados pelo mundo. Mas, atualmente, esta tradição vem contagiando a milhares de diversas nacionalidades. Milhares de pessoas espalhadas pelo mundo gostam de se vestir de verde e ir tomar cerveja em algum pub em celebração ao Dia de St. Patrick. As celebrações mais tradicionais acontecem na Irlanda e no Canadá. Além de Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, e inclusive em nossos vizinhos argentinos, e é claro no Brasil. As festas de St Patrick’s Day são embaladas por muita música e green beer (cerveja verde), simplesmente pelo prazer de curtir o dia. E não se assuste se você tomar um beliscão caso não esteja com algum acessório verde, é uma superstição irlandesa, pois o verde traz sorte para quem usa na data. No Canadá, a cultura irlandesa é forte no local e realiza grandiosas comemorações em homenagem a St Patrick. A parada é a mais antiga do país e conta com carros alegóricos, grandes bonecos de St. Patrick, as danças típicas e a presença de personalidades importantes. Nos EUA, em Chicago, no principal rio da cidade, o Wind City, recebe mais de 40 quilos de corante para ganhar uma pigmentação verde única. É uma tradição desde 1961 e hoje reúne em média 150 mil participantes. Em Sydney, na Austrália, comemoram com direito a marcha, carros alegóricos e diversas tradições irlandesas. Para prestar homenagem, a Sydney Opera House, um dos pontos turísticos mais importantes do País, recebe iluminação verde. Em Londres, no Reino Unido, a festa inclui shows com bandas irlandesas, culinária e artesanato regional, fogos de artifício, além da vida noturna ficar muito agitada na data. Buenos Aires, Argentina, quando chega o St. Patrick’s Day tudo fica ainda mais intenso na capital. A ascendência irlandesa orgulhosa da cidade faz a maior celebração da América do Sul, transformando 10 bairros no coração da cidade, em cenários verdes.

0 visualização

Link Study Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES

Siga a Link Study

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© Direitos Autorais Link Study