CHEGUEI NA AUSTRÁLIA, E AGORA?


Quando a gente chega em outro país, tudo é novidade. E existem as novidades boas e as ruins, aquelas que vão nos surpreender ou nos assustar. Primeiro de tudo, você provavelmente não vai falar o idioma do local, então toda sua comunicação estará comprometida a partir do momento que você desembarcar. E é então que os desafios começam. Você precisará ser corajoso e encarar os medos e as mudanças, afinal de contas você está realizando a experiência de um intercâmbio.


Idioma

Dedique-se ao máximo a aprender a nova língua local. Comunique-se sem medo, faça ser entendido, tenha paciência com você mesmo. Conviva com pessoas que podem te ensinar através de um bate papo. Na escola, procure realmente estudar e participar das atividades que a escola te proporciona. Encontre novas culturas, pessoas diferentes, fale sobre você e seu país. Todos nós sabemos o quanto é confortável estar com alguém que fale nossa língua, mas tente encontrar equilíbrio no convívio para que você também se proponha a vivenciar novas culturas, pois é disso que se trata um intercâmbio.


Rotina

Quando começamos o intercâmbio, teremos uma rotina completamente diferente da que éramos acostumados. Teremos aulas em diferentes turnos e dias e, na maioria das vezes também teremos que trabalhar em uma rotina completamente diferente da habitual em nosso país de origem. Tente organizar seus horários, equilibrando trabalho, estudos e vida social. Todas as áreas da tua vida merecem atenção. Pra completar a mudança, você provavelmente irá morar com pessoas completamente desconhecidas e diferentes de você ou até mesmo dividir o mesmo quarto. Tenha sempre bom senso, paciência e tente fazer novas amizades e, quem sabe com o tempo, você irá perceber que dividir o mesmo espaço e as tarefas domésticas não é tão difícil assim. Então esteja aberto para esta nova rotina, para esta nova vida que seu intercâmbio vai te trazer.


Jetleg

Nos primeiros dias que você chegar, dê aquela boa descansada, provavelmente você estará de jetleg, o famoso sono alterado devido ao fuso horário. Algumas pessoas tem a sorte de não sentir, mas a maioria das pessoas fica com o sono desregulado. O melhor a fazer é tentar normalizar dormindo e acordando em horários próximos ao fuso local.


Primeiros passos

Logo que você chegar familiarize-se com o bairro, com os mercados, onde fica sua escola, etc. Use o Google Maps para aprender os itinerários que você irá fazer e visualizar as opções de transporte público que você tem. Procure se informar, sobre as formas de pagar o transporte, em Sydney por exemplo, voce compra o Opal Card. Ele é gratuito, mas precisa ser sempre carregado com créditos para utilizar. Em cada cidade existe um tipo de cartão para transporte público.

Você também precisará adquirir um chip de alguma operadora local, então escolha uma delas e vá até lá se informar das opções que você tem. Muitas lojas inclusive já tem pessoas que falam português para ajudar você. Um chip pode custar apenas $2 dólares.

Você também precisará abrir uma conta bancária, fazer seu Tax File Number (espécie de CPF no Brasil), fazer seu currículo nos moldes australianos, fazer suas primeiras habilitações e certificados como RSA ou White Card, entre outros primeiros passos que devem ser dados assim que você chega. Mas para que tudo fique um pouco mais simples, você sempre poderá contar com a Link Study, independente de estarmos presentes fisicamente ou não na cidade que você está, poderemos lhe dar suporte e orientações de como começar e principalmente de como seguir em frente.


Turismo e Passeios

Aproveite o tempo livre para conhecer os pontos turísticos da sua cidade. Provavelmente bem perto de você, existirão parques, praças, praias e até mesmo aquelas paisagens famosas de tirar o fôlego. Curta ao máximo as novas experiências, atividades ao ar livre, a gastronomia multicultural e o mix de pessoas nas ruas.

Ninguém disse que intercâmbio seria fácil ou apenas experiências lindas, intercâmbios são recheados de surpresas e, especialmente aprendizados pra vida toda. Basta você ter coragem, enfrentar os desafios e viver cada momento desta aventura.


98 visualizações

Link Study Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES

Siga a Link Study

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© Direitos Autorais Link Study