10 Dicas sobre como conseguir trabalho na Austrália

É chegada a hora da partida e uma das preocupações que mais aflige o estudante é: “Trabalho”!!

O medo de chegar em um país totalmente novo e não encontrar trabalho ou ter que trabalhar em uma área totalmente nova é motivo para fazer o estudante perder o sono!

E é por isso que estamos aqui!! Para ajudar vocês a passarem por essa etapa sem stress!

Separamos aqui 10 dicas para te ajudar nessa missão!

1) Preparação do currículo



Ao chegar em um país de língua estrangeira, a primeira barreira a ser vencida é , em sua maioria, a comunicação! Você precisará de tempo para começar a entender a nova língua. E, para adquirir fluência, nada melhor do que o trabalho para te ajudar a vencer essa etapa! Você vai procurar emprego em áreas que geralmente são preenchidas por estrangeiros recém chegados que, assim como você, ainda estão enfrentando a barreira da língua! Nesse primeiro momento os trabalhos mais procurados vão desde a limpeza até as diversas funções em restaurantes, hotéis, construção civil, eventos, etc. Então nosso conselho é que você faça cursos nessas áreas de limpeza, alimentos e bebidas, arrumação, etc. Isso enriquecerá seu currículo e te fará sair na frente da concorrência! Dica da Dica: Separe um tempinho para preparar seu currículo assim que chegar na Austrália. Peça auxílio ao seu consultor da Link Study! Ele irá te ajudar na montagem de seu currículo e isso fará com que você economize tempo e será uma preocupação a menos para você!


2) Organize-se!




Outra dica importante é para você fazer vários currículos, cada um com uma especialidade diferente. Assim você terá mais chances. Faça várias cópias e saia pela cidade distribuindo!

Mas se organize! Faça uma lista com os nomes dos locais endereço e local onde deixou seu currículo! Quando os contratantes começarem a ligar, você precisará se lembrar de onde ele está ligando e para qual vaga você aplicou. Então a dica é “organização!”


3) Procure emprego onde você estuda



Outra dica é procurar emprego nos murais de sua escola e avisar a seus colegas de sala de aula que você está à procura de emprego. Isso mesmo! Tem muita rotatividade nos trabalhos ocupados por estudantes estrangeiros justamente porque a maioria fica apenas por um período e depois, ao final de seus estudos, algum retornam para o Brasil ou viajam. E é nesse momento que eles oferecem sua vaga para o colega! Sentiu a oportunidade??!!


4) Coragem!



Deixe a vergonha de lado! Quando o contratante te ligar, respire fundo, escute atentamente a suas instruções, anote o que conseguir, e, se em algum momento não entender o que ele está dizendo, não entre em pânico! Peça-o, por favor, para repetir. Use frases como: ”Can you please repeat?”. Todos os dias estrangeiros chegam na Austrália, então, creia: eles estão acostumados a conversar com os estrangeiros, que ainda têm dificuldade com a língua! Então,vá à luta!! Vale tudo nesse momento! Só não vale perder a oportunidade!


5) Estude inglês no Brasil antes de sua partida



Separe alguns meses antes de sua viagem para aprender um pouco de inglês. Tente estudar pelo menos o básico no Brasil! Saber se virar nessas primeiras entrevistas de emprego vão te ajudar muito a encontrar um emprego melhor e de maneira mais rápida! Hoje existem muitos livros e e-books excelentes para este primeiro contato com a língua. Ache o seu e siga em frente!


6) Procure emprego de várias maneiras!



Hoje tem um leque de opções para quem quer se candidatar a uma vaga de emprego. Envie currículos por e-mail, aplique em sites de empregos, entre em grupos de WhatsApp voltados para este fim e também use os queridinhos do momento: Os aplicativos de emprego! Separamos aqui os principais para vocês:


www.seek.com.au

www.carreerone.com.au/jobs

www.airtasker.com.au

www.gumtree.com.au

www.menulog.com.au

www.deliveroo.com.au

www.ubereats.com.au

www.jobseeker.com.au


E para facilitar ainda mais sua procura, a Link Study posta, semanalmente, uma “Job List” (Sydney e Gold Coast) em suas redes sociais para você escolher a vaga que melhor se encaixa ao seu perfil e ainda oferece auxílio na montagem do seu currículo em inglês! Aí não tem como se preocupar, não é?!!


7) Seja Pontual!



Você estará na Austrália! E os australianos não gostam de atrasos!! Chegue pelo menos 10 minutos antes de cada entrevista!

Essa é a primeira regra a ser cumprida à risca!!


8) Dedique-se com alegria ao trabalho!



Não importa em qual área conseguiu emprego, faça sempre um bom trabalho!

Valorize seu trabalho e tudo o que conquistar em sua nova vida!

O reconhecimento deve partir de você. Auto valorizar-se é o segredo para o sucesso!


9) Trabalho voluntário


Um tipo de trabalho ainda pouco procurado no Brasil, o trabalho voluntário na Austrália tem grande procura. A maioria dos estrangeiros que buscam o trabalho voluntário tem como objetivo unir o útil ao agradável: Fazer o bem e ainda colocar em prática o inglês aprendido em sala de aula! Outros também o procuram como um estágio, no intuito de colocar em prática o que está aprendendo nas Universidades ou mesmo em cursos profissionalizantes, os chamados “VET courses”. Além disso, trabalho voluntário na Austrália é visto com bons olhos pela imigração. Fica a dica!


10) Documentação necessária para trabalhar na Austrália:



-Tax File Number: Registro obrigatório para pagamento de impostos e recebimento de salários;

-ABN: Australia Business Number: Registro dos trabalhadores autônomos na Austrália;

-E se você pretende trabalhar em estabelecimentos que vendem bebida alcoólica precisará emitir um RSA (Responsible service of Alcohol).


VISTO:


Todos que não são cidadãos australianos precisam de visto para entrar no país.

Escolha o seu e boa sorte!!

1Working Holliday Visa;

2)Working Visa;

3)Tourism visa (não é permitido trabalhar);

4)Student Visa;

393 visualizações

Link Study Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES

Siga a Link Study

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© Direitos Autorais Link Study